Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia
PROJETOS
 
O projeto Speak UP surge da necessidade de apoiar todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico regular com mais dificuldades a Inglês (designadamente, os alunos com nível negativo à disciplina), bem como da vontade de prestar apoio aos alunos que obtendo regularmente nível positivo, pretendem melhorar o seu desempenho na disciplina.
 
Com este projeto pretende-se:
 
Objetivo 1 Prestar a cada aluno um apoio pedagógico mais individualizado, que lhe permita obter melhores resultados na aprendizagem da língua e inglesa.
 
Objetivo 2 Garantir que todos os alunos do terceiro ciclo do ensino básico regular, possam usufruir de apoio pedagógico acrescido à disciplina de Inglês, independentemente do nível atingido no final do ano anterior. 
 
Objetivo 3 Atender aos diferentes ritmos de aprendizagem, aos conhecimentos adquiridos nos anos de escolaridade anteriores e ao grau de desenvolvimento nas competências de compreensão, interação e produção orais e escritas, assim como à atitude face à disciplina de Inglês e à postura em sala de aula.
 
Para atingir os objetivos referidos anteriormente, foram definidas as seguintes estratégias:
 
Estratégia 1. No sentido de garantir que todos os alunos do ensino básico regular tenham apoio à disciplina desde o início do ano letivo, foi integrado no horário das diferentes turmas do 3º ciclo um segmento ou um bloco destinado ao projeto Speak up.    
 
Estratégia 2. De modo a tornar possível um apoio pedagógico diferenciado e mais individualizado, que contemple as necessidades de cada aluno, ou seja, atender às diferentes características e necessidades dos estudantes do 3º ciclo, os alunos de cada ano de escolaridade têm a possibilidade de frequentar um de cinco grupos. A cada grupo corresponde um perfil específico de aluno.
 
Estratégia 3. Os alunos serão distribuídos pelos cinco grupos com base num diagnóstico a efetuar pelo professor da disciplina e pelos alunos/Encarregados de Educação.
 
Estratégia 4. Cada grupo do Speak up será constituído por um número máximo de 10 alunos, exceto nos casos em que tal não seja possível.
 
Estratégia 5. Serão elaborados materiais adequados às necessidades de cada grupo. As atividades a realizar serão planificadas de acordo com as exigências do grupo, bem como com os programas da disciplina.
 
Estratégia 6. Cada grupo terá o apoio de um ou mais professores que orientarão as atividades. As metodologias a seguir serão ajustadas às características de cada grupo.
 
Estratégia 7. Os alunos poderão transitar de um grupo para outro sempre que se justifique, ou seja, sempre que haja progressão/alteração do perfil que o fundamente. 
 
Perfil do aluno de cada grupo:
 
Grupo 1 
 “Take off”
Aluno/a geralmente empenhado nas tarefas mas com muitas dificuldades de aprendizagem devido a graves lacunas no domínio de conteúdos centrais dos níveis de língua inglesa anteriores. A sua progressão para níveis positivos depende da recuperação desses conteúdos.
 
Grupo 2 
 “Dive in”
Aluno/a geralmente empenhado nas tarefas mas com resultados que oscilam entre a positiva e a negativa. As suas dificuldades advêm da falta de organização e método de estudo e/ou de condições de trabalho e/ou da assimilação de alguns conteúdos centrais.
 
Grupo 3 
 “Switch on”
Aluno com interesses divergentes da vida escolar, que manifesta alternância de humor e agitação, baixos níveis de atenção e de responsabilidade e/ou dificuldade em seguir as regras, o que o impede de realizar as aprendizagens essenciais. A sua progressão depende, essencialmente, de uma mudança de atitude face à aprendizagem.
 
Grupo 4  
“Move on”
Aluno empenhado nas atividades, cumpridor de regras e sem dificuldades de aprendizagem. Os seus resultados são geralmente positivos. Pretende progredir.
 
Grupo 5 
 “Fly away”
Aluno que revela curiosidade e desejo de saber, detém um grau significativo de autonomia e demonstra grande facilidade em aprender. A sua avaliação é geralmente acima da média e aprecia um bom desafio. 
 
Coordenadora do projeto: Ana Barros
 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

1º ciclo

Listas em pdf para descarregar

Normas de participação

Manuais escolares e outros apoios
2015-2017

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Novembro
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930