Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia
PROJETOS

Em abril de 1982, na então Escola Secundária de Barcelinhos, antepassada da nossa escola, surge a revista Amanhecer, fruto do sonho e da determinação de dois professores de Português, António Mota e Vale Ferreira. Desde essa já recuada data até ao presente, a Amanhecer conheceu já trinta edições, uma em cada ano letivo, e ainda uma edição especial, comemorativa do centenário da implantação da República.

 

Contas feitas, a revista é o projeto mais antigo da Escola Secundária de Barcelos, renovado em cada edição. Pela direção da Amanhecer passaram já vários docentes, dos quais destacamos, sem desmérito de todos os outros, a professora Manuela Ascensão Correia, que durante sucessivas edições deu vida ao projeto, assim como a professora Ana Maria Cameselle, que integrou a equipa coordenadora anterior e foi diretora em várias outras edições. De lembrar ainda Alexandra Cordeiro, a aluna que foi diretora do número doze.

 

Desde 2006 a dinamização do projeto está a cargo de uma equipa coordenadora, que este ano é constituída pelos professores Ana Maria Bonifácio, Cristina Matos, Fátima Gomes, Elisa Queirós e Rui Rebelo - os dois últimos integram a equipa desde 2006. O trabalho gráfico está a cargo do professor Miguel Correia.

 

A principal razão de ser da revista funde-se com a da própria escola: servir os alunos, estimulando o seu sentido crítico, desenvolvendo a sua consciência de cidadania e motivando-os para a leitura, para a escrita, para a aprendizagem, de um modo geral. Paralelamente, a revista procura dar visibilidade à escola, noticiando as atividades que nela se desenvolvem.

 

A equipa coordenadora não pode terminar este texto sem agradecer a todos aqueles que têm tornado viável a Amanhecer, colaboradores e patrocinadores, com especial destaque para o Município de Barcelos, e sem relembrar que a revista é um projeto aberto a toda a comunidade escolar, de todos para todos os seus membros: encarregados de educação, funcionários, professores e, últimos na enumeração, mas primeiros na importância de que se revestem, os nossos alunos.

 

Veja as capas das várias edições da AMANHECER

Equipa coordenadora do projeto:

                                                * Ana Maria Bonifácio

                                                * Cristina Matos

                                                * Elisa Queirós

                                                * Fátima Gomes

                                                * Miguel Correia

                                                * José Rui Rebelo

 

Endereço de email:  amanhecer@esbarcelos.pt

 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

1º ciclo

Listas em pdf para descarregar

Normas de participação

Manuais escolares e outros apoios
2015-2017

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Novembro
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930