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PROJETOS

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Contextualização

O Projeto “Rede de Pequenos Cientistas”, criado no ano letivo de 2008/2009 na Escola Secundária de Barcelos, nasceu da vontade de despertar os jovens para a investigação, para a pesquisa e para a prática laboratorial. Assim, conscientes que o desenvolvimento de competências a partir do ensino das ciências produz efeitos transversais para as restantes áreas disciplinares e que o trabalho prático laboratorial é uma estratégia eficaz na construção de aprendizagens significativas, acredita-se que seja pertinente promover a sua “utilização” dentro e fora da sala de aula.

No entanto, uma vez que a ciência não pode dissociar-se das novas tecnologias, a escola, enquanto veículo do conhecimento, pode tirar o máximo proveito das TIC, que permitem a troca e partilha de diversos materiais, práticas e conhecimentos em tempo real. A criação de redes entre escolas pode constituir, assim, uma mais-valia para o desenvolvimento de aprendizagens e introdução de práticas inovadoras que, por norma, imperam pela motivação que produzem nos alunos e nos próprios professores. Além disso, à velocidade que se dão os progressos científicos, é também uma forma de aproximar os alunos de conhecimentos, que podem levar ainda algum tempo a integrar os programas de ensino.

Neste sentido, procurou-se desenvolver um projeto que permitisse criar este “espaço” de partilha e aprendizagem para os alunos. O projeto Rede de Pequenos Cientistas visa, assim, dinamizar “Grandes Laboratórios” de ciências naturais e físico-químicas. Nesses momentos, alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade e do ensino secundário, no papel de pequenos cientistas, irão apresentar o resultado da sua investigação, realizando atividades práticas laboratoriais perante um júri constituído para o efeito.

Apesar da Escola Secundária de Barcelos ser responsável pelo Projeto, prevê-se que os Grandes Laboratórios possam ocorrer em diferentes escolas da Região Norte, designadas escolas dinamizadoras, sempre com apoio e supervisão da equipa criadora do projeto na Escola Secundária de Barcelos (escola promotora).

Objetivos

Assim, atendendo aos pressupostos subjacentes à criação do Projeto, propõem-se os seguintes objetivos:

  • Fomentar o sentido de investigação dos alunos do  2º ciclo, 3º ciclo e secundário;
  • Desenvolver competências básicas e de ciclo através do trabalho prático laboratorial;
  • Impulsionar a divulgação e utilização do trabalho prático como estratégia de aprendizagem significativa;
  • Usar o trabalho prático laboratorial como instrumento de promoção da relação interpessoal entre alunos e professores de diferentes realidades escolares;
  • Criar uma rede de partilha de boas práticas entre as escolas da Região Norte.

Público alvo

Alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e do ensino secundário.

Laboratórios

"Grande Laboratório" foi a designação atribuída ao dia do concurso,  que terá lugar anualmente. Nesse espaço pretende-se recriar um grande laboratório, onde as equipas de "pequenos cientistas" apresentam as suas atividades, tendo como objetivo surpreender  o "grande júri".

No dia de cada Grande Laboratório, a escola dinamizadora do concurso nesse ano, deverá promover um conjunto de outras atividades enquadradas nos objetivos do Projeto, nomeadamente de promoção do espírito científico / de investigação.

Coordenadora do projeto: Paula Gomes (rpc@aebarcelos.pt)

 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

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