Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia

Durante seis semanas do 3º período alunos de duas turmas do 9º ano da Escola Secundária de Barcelos  - 9ºA e 9ºB - desenvolveram atividades conjuntas com alunos da escola grega 3º Gymansium de Tripolis, Grécia, no âmbito de um projeto europeu eTwinning, sob o tema Lost in choices - redefining my future -  "Perdido em opções - reorientando o meu futuro".

O projeto foi coordenado pelas professoras de Inglês Ana Martins (Escola secundária de Barcelos) e Fotoula Katsoulou (3º Gymnasium-Tripolis) e integra um dos conteúdos da disciplina de Inglês, “Carreira futura/competências para o futuro”. Articula-se ainda com a escolha vocacional que os alunos do 9º ano têm de realizar na mudança para o ensino secundário e, por isso, o projeto integrou ainda os Serviços de Psicologia e Orientação Vocacional do agrupamento, sob a orientação da psicóloga Cristina Faria e a disciplina de Formação Cívica das duas turmas, coordenada pelos diretores de turma Cândida Varzim e André Cerqueira.

Para muitos alunos, a escolha das áreas de estudo/curso seguintes é um momento crítico das suas vidas.  Para além de desenvolver as competências linguísticas em Inglês, sobretudo as de produção oral e escrita, o projeto  teve como objetivos a promoção da reflexão crítica sobre os interesses, personalidade e preferências vocacionais dos alunos, a comparação da orientação vocacional nos países participantes, a produção de conclusões úteis sobre a política de orientação das escolas participantes e ainda pesquisa sobre as competências necessárias para o mundo de trabalho.

Foram utilizadas várias ferramentas digitais (Padlet; GoogleDocs; programas de áudio video dos dispositivos móveis; programas de edição audio e vídeo como MovieMaker e Audacity; Vimeo e Youtube; AnswerGarden; ...) e promovidas trocas de informação e experiências entre os alunos dos dois países. Os alunos prepararam, em conjunto, produtos finais com os resultados obtidos durante o processo, consciência de si próprios, conhecimento dos seus pontos mais ou menos fortes e um conjunto de conselhos para outros jovens. Os alunos portugueses envolveram-se em diversas atividades linguísticas e sociais com alunos gregos, entre as quais se destacam: a produção de vídeos e textos com apresentações dos alunos; troca de opiniões sobre planos futuros e a orientação vocacional; visualização de vídeos e leitura de textos sobre as escolhas a realizar no final do 9º ano; reflexão sobre as dificuldades, os conselhos e as opções a seguir; pesquisa sobre carreiras e competências do século XXI; videoconferência entre as duas escolas sobre as expectativas face ao futuro a médio prazo; encontros com a psicóloga da escola para orientação na seleção do curso de secundário a seguir. Todo o processo foi sendo registado na plataforma europeia eTwinning exclusiva e de acesso limitado aos alunos e professores participantes, o Twinspace. Os alunos das duas escolas avaliaram o projeto através de um questionário e os resultados foram muito positivos: a maioria considerou que adquiriu mais competências em língua inglesa e refletiu mais aprofundadamente sobre o seu futuro profissional; 93,9% dos alunos gostaram de participar no projeto e 98% considerou que o projeto atingiu os seus objetivos.

No final foi produzido um pequeno livro com o trabalho comum realizado.

Abaixo podem ver-se algumas fotos:

Página da ferramenta "AnswerGarden" construída por alunos portugueses e gregos

 

 

  

As professoras durante a vídeo conferência

 

 

Sessões com o Serviço de Orientação Vocacional

 
 
 
 
 
 
informação
Lista de Manuais | Procedimento de Aquisição
Listas em PDF

Listas em PDF

De 9 a 12 de julho

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - Aviso importante
Reuniões com Enc. Educação e alunos

Documentos Importantes

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Julho
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031