Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia
PROJETOS

O projeto Port ABC surge da necessidade de apoiar todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico regular não só os que revelam mais dificuldades na disciplina de Português (designadamente os alunos com nível negativo à disciplina) mas também aqueles que, obtendo regularmente nível positivo, pretendem melhorar o seu desempenho na disciplina.

Com este projeto pretende-se:
 
Objetivo 1 Prestar a cada aluno um apoio pedagógico mais individualizado, que lhe permita obter melhores resultados na aprendizagem da língua materna.
 
Objetivo 2 Garantir que todos os alunos do terceiro ciclo do ensino básico regular possam usufruir de apoio pedagógico acrescido à disciplina de Português, independentemente do nível atingido no final do ano anterior.
 
Objetivo 3 Atender aos diferentes ritmos de aprendizagem, aos conhecimentos adquiridos nos anos de escolaridade anteriores e ao grau de desenvolvimento nas competências de compreensão, interação e produção orais e escritas, assim como à atitude face à disciplina de Português e à postura em sala de aula.
 
Para atingir os objetivos referidos anteriormente, foram definidas as seguintes estratégias:
 
Estratégia 1. No sentido de garantir que todos os alunos do ensino básico regular tenham apoio à disciplina, desde o início do ano letivo, foi integrado no horário das diferentes turmas do 3º ciclo um segmento ou um bloco destinado ao projeto Port ABC .
 
Estratégia 2. De modo a tornar possível um apoio pedagógico diferenciado e mais individualizado, que contemple as necessidades de cada aluno, ou seja, atender às diferentes características e necessidades dos estudantes do 3º ciclo, os alunos de cada ano de escolaridade têm a possibilidade de frequentar um de cinco grupos. A cada grupo corresponde um perfil específico de aluno.
 
Estratégia 3. Os alunos serão distribuídos pelos cinco grupos com base num diagnóstico a efetuar pelo professor da disciplina e pelos alunos/Encarregados de Educação.
 
Estratégia 4. Cada grupo do Port ABC  será constituído por um número máximo de 10 alunos, exceto nos casos em que tal não seja possível
 
Estratégia 5. Serão elaborados materiais adequados às necessidades de cada grupo. As atividades a realizar serão planificadas de acordo com as exigências do grupo, bem como com os programas da disciplina.
 
Estratégia 6. Cada grupo terá o apoio de um professor que orientará as atividades. As metodologias a seguir serão ajustadas às características de cada grupo.
 
Estratégia 7. Os alunos poderão transitar de um grupo para outro sempre que se justifique, ou seja, sempre que haja progressão/alteração do perfil que o fundamente.
 
Estratégia 8. No caso do 9º ano, a partir do 3º período, todos os grupos de alunos realizarão exercícios/atividades de provas de exame aplicadas em anos anteriores ou de provas modelo de exame nacional, como treino para o exame nacional a que serão sujeitos.
 
De forma a atender às diferentes características dos estudantes do 3º ciclo com nível negativo a Língua Portuguesa, a distribuição dos alunos pelos três grupos de fraco desempenho à disciplina deve efetuar-se de acordo com os critérios que se seguem:
 
Critério 1. A - Alunos interessados e empenhados, mas com dificuldades de aprendizagem;
 
Critério 2. B - Alunos que revelam desinteresse, falta de empenho e, essencialmente, falta de estudo;
 
Critério 3. C- Alunos desinteressados e com interesses divergentes dos da vida escolar, podendo revelar comportamentos pouco adequados na sala de aula.
 
Critério 4 - Os grupos Port ABC+ e Port ABC++ são dois grupos constituídos por alunos que, mesmo apresentando nível positivo, poderão reforçar e aperfeiçoar os vários domínios da Língua Portuguesa.
 
A Coordenadora do Projeto
Laura Fernandes
 
 
 
 
 
 
informação
Grupo 620
Grupo 120

Assembleias Eleitorais

18 de setembro - 14h30

HORÁRIOS 1, 2 e 3 -  14H30 dia 19/SET

Aviso de Abertura
Aviso de Abertura | Formulário Candidatura

1º ciclo

Listas em pdf para descarregar

Calendário

Normas de participação

Mês de junho

Instruções para a realização

Grupo 910 - Educ Especial

De 15 de abril a 15 de junho

Documentos importantes
Manuais escolares e outros apoios
2015-2017

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Setembro
D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930