A Escola Secundária de Barcelos, através da sua aluna Vera Júlia Sá Araújo do 11º ano, turma D, conquistou o 1º lugar do Concurso Nacional de Leitura. A ESB esteve ainda representada pelas alunas Ana Luísa Arantes Figueiredo, do 10º ano, turma B e Aurora Maria Barreto Gomes da Costa, do 12º ano, turma D, acompanhadas pela professora Graça Magalhães.
Este concurso realizou-se no dia 22 de abril, no Auditório Municipal de Esposende, na sua fase distrital, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, com participação de 65 alunos de todo o distrito de Braga, a quem era solicitada a leitura de duas obras: Orgulho e Preconceito de Jane Austen e o Pintor debaixo do Lava-loiças de Afonso Cruz. Para além da prova escrita, decorreu, para os cinco vencedores apurados, uma prova oral com declamação de poemas subordinados ao tema "Mar" e uma prova de argumentação.
Este resultado no PNL, já uma tradição por parte dos alunos da Escola do Rio, é o fruto da excelência dos alunos e do ensino ministrado nesta escola que comemora este ano os seus cinquenta anos. Este é sem dúvida mais um reconhecimento do valor que o ensino de línguas e humanidades assume nesta escola de ensino público, fazendo jus à sua tradição como Liceu Nacional de Barcelos.
No mesmo dia, mas no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, também os alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Barcelos marcaram presença no Concurso Nacional de Leitura, fase distrital, cabendo a representação do agrupamento às alunas Bruna Vilas Boas, do 7º A, Alexandra Guimarães do 8º C e Ana Gabriela Cardoso do 9º B, acompanhadas pela professora Laura Fernandes.
De manhã, após a concretização da prova escrita, os alunos, representantes das muitas escolas do distrito de Braga, assistiram ao espetáculo do mágico Bruno Oliveira. Após o almoço, oferecido pela Câmara Municipal de Barcelos, os alunos regressaram ao auditório, onde se realizaram as restantes provas.
O espetáculo contou com a apresentação do humorista Jorge Serafim, que contribuiu para a animação de uma tarde muito bem passada.
Muitos Parabéns a todas as alunas que tão bem representaram a nossa escola!
