Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia
ESCOLHAS
 
O desenvolvimento do teu projeto de vida é um processo que começa assim que inicias a tua escolaridade e que continua ao longo da tua vida.
Aquilo que irás fazer no futuro depende muito dos caminhos que fores escolhendo a partir do final do teu 9º ano, mas apresentam-se tantos caminhos que é natural que sintas algumas dúvidas ou que até nem os conheças todos.
Não é possível tomar bem decisões vocacionais sem conhecer as hipóteses de formação, os cursos e as respetivas saídas profissionais.
 

 
A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86, de 14 de Outubro, posteriormente alterada, nalguns dos seus articulados pelas Leis nºs 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto, republicada e renumerada em anexo à última), estabelece o quadro geral do sistema educativo.
A educação escolar desenvolve-se em três níveis: os ensinos básico, secundário e superior.
A educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idade compreendida entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico.
O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e compreende três ciclos sequenciais, sendo o primeiro de quatro anos, o segundo de dois e o terceiro de três.
O ensino secundário é obrigatório e compreende um ciclo de três anos (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade).
 
ENSINO BÁSICO
 
O ensino básico obrigatório; tem a duração de nove anos, dos 6 aos 15 anos de idade, e organiza-se em três ciclos sequenciais de modo a dotar os cidadãos de uma formação de base que lhes permita o desenvolvimento de saberes e competências que lhes permitam a entrada na vida ativa ou o prosseguimento de estudos.
O 3º ciclo do ensino básico organiza-se em torno de um currículo nacional mínimo e comum a todos os cidadãos que poderá e deverá ter enriquecimentos e especificações de acordo com os contextos de cada comunidade educativa.
Aos alunos que completam com sucesso o 3.º ciclo é atribuído o diploma do ensino básico.
 
ENSINO SECUNDÁRIO
 
Têm acesso aos cursos do ensino secundário os que completarem com aproveitamento o ensino básico.
Os cursos do ensino secundário têm a duração de três anos.
O ensino secundário organiza-se segundo formas diferenciadas, contemplando a existência de cursos predominantemente orientados para a vida ativa ou para o prosseguimento de estudos, contendo todas elas componentes de formação de sentido técnico, tecnológico de língua e cultura portuguesas adequadas à natureza dos diversos cursos.
É garantida a permeabilidade entre os cursos predominantemente orientados para a vida ativa e os cursos predominantemente orientados para o prosseguimento de estudos.
A conclusão com aproveitamento do ensino secundário confere direito à atribuição de um diploma, que certificará a formação adquirida e, nos casos dos cursos predominantemente orientados para a vida ativa, a qualificação obtida para efeitos do exercício de atividades profissionais determinadas.
Conhecendo os vários cursos e as suas exigências e conhecendo também as perspetivas de saída profissional estarás em boas condições para fazer uma escolha acertada.
Neste sentido, para te ajudar a escolher esse caminho tão importante para o teu futuro escolar e profissional, podes sempre contar com a colaboração dos professores do Projeto Escolhas e dos Serviços de Psicologia e Orientação da ESB.
 
ENSINO SUPERIOR
 
O ensino superior português compreende o ensino universitário e o ensino politécnico.
O ensino universitário é ministrado em instituições universitárias públicas, particulares ou cooperativas e concordatárias e o ensino politécnico em instituições de ensino superior não universitárias públicas e particulares e cooperativas.
Os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo obtêm reconhecimento prévio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Tem acesso ao ensino superior, todos aqueles que cumpram os requisitos definidos nos concursos de acesso. Em Portugal existem vários estabelecimentos de ensino superior.
 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

1º ciclo

Listas em pdf para descarregar

Normas de participação

Manuais escolares e outros apoios
2015-2017

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Novembro
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930