Notícias |Contactos
Newsletter
Subscreva a newsletter
 
Galeria Multimédia
PROJETOS

O projeto Matxyz surge da necessidade de apoiar todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico regular com mais dificuldades a Matemática, designadamente, os alunos com nível negativo à disciplina. Assim, na reunião de 18/07/2011 foi apresentado o projeto Matxyz aos professores de Matemática envolvidos no Plano da Matemática II/Novos Programas de Matemática do Ensino Básico, que aprovaram o projeto bem como os critérios de distribuição dos alunos pelos grupos Matx, Maty e Matz.

Assim, com este projeto pretende-se:
 
Objetivo 1. Garantir que todos os alunos do terceiro ciclo do ensino básico regular, com nível negativo a Matemática, possam usufruir de apoio pedagógico acrescido à disciplina, desde o início do ano letivo;
 
Objetivo 2. Prestar um apoio pedagógico diferenciado e mais individualizado aos alunos com nível negativo a Matemática;
 
Objetivo 3. Atender aos diferentes ritmos de aprendizagem, aos conhecimentos adquiridos nos anos de escolaridade anteriores, ao grau de desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas, comunicação matemática e raciocínio matemático, à atitude face à Matemática e à postura em sala de aula.
 
Para atingir os objetivos referidos anteriormente, foram definidas as seguintes estratégias:
  • Estratégia 1  No sentido de garantir que todos os alunos do ensino básico regular com nível negativo a Matemática tenham apoio à disciplina desde o início do ano letivo, foi integrado no horário das diferentes turmas do 3º ciclo um segmento ou um bloco destinado ao Matxyz. Uma vez que os alunos do 9º ano de escolaridade terão exame a Matemática e o presente ano letivo é o primeiro ano de implementação do projeto, aos nonos anos foi atribuído um bloco de 90 minutos de Matxyz.
  • Estratégia 2. De modo a tornar possível um apoio pedagógico diferenciado e mais individualizado para os alunos com nível negativo a Matemática, os alunos de cada ano de escolaridade foram distribuídos por um de três grupos: Matx, Maty e Matz.
  • Estratégia 3. De forma a atender às diferentes características dos estudantes do 3º ciclo com nível negativo a Matemática, a distribuição dos alunos pelos três grupos de desempenho fraco à disciplina, deve efetuar-se de acordo com os critérios que se seguem:

Critério 1. Matx - Alunos interessados e empenhados mas que revelam muitas dificuldades de aprendizagem;

  • Critério 2. Maty - Alunos que embora revelem desinteresse e falta de empenho, o nível negativo resulta essencialmente de falta de estudo;
  • Critério 3. Matz - Alunos desinteressados e com interesses divergentes com os da vida escolar, podendo revelar comportamentos pouco adequados para a sala de aula.
  • Critério 4. Cada grupo do Matxyz será constituído por um número máximo de 10 alunos, exceto nos casos em que tal não seja possível. Pelo que, em cada ano de escolaridade poderão ser constituídos vários grupos de Matx, Maty e Matz.
  • Critério 5. Sempre que o professor de Matemática da turma identifique alunos que necessitam de apoio pedagógico à disciplina, o mesmo deverá dar indicação para integrar esses alunos num dos grupos Matx, Maty e Matz.
  • Critério 6. Os alunos que frequentam o 7º ano de escolaridade pela primeira vez na Escola Secundária de Barcelos serão distribuídos por diferentes grupos com o máximo de 10 elementos, numa fase inicial. Após as primeiras reuniões intercalares, ou quando o professor de Matemática possuir informação suficiente, estes alunos deverão ser integrados num dos grupos Matx, Maty e Matz.

O projeto Matxyz+ representa um prolongamento do projeto Matxyz e destina-se aos alunos com bom desempenho a Matemática. Os alunos estão distribuídos por dois grupos distintos, o Matxyz+ 3 e o Matxyz+ 4/5.

A meio do ano letivo realiza-se uma primeira reunião para que os professores indiquem os alunos que deverão transitar do Matxyz para o Matxyz+ e dentro do Matxyz+ do nível 3 para o nível 4/5.

Coordenador do projeto: Paulo Correia (paulo.correia@esbarcelos.pt)

 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

1º ciclo

Listas em pdf para descarregar

Normas de participação

Manuais escolares e outros apoios
2015-2017

Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

Calendario de eventos
Novembro
D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930