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ESCOLHAS
 

 
ENSINO REGULAR
 
O ensino secundário regular, a funcionar nas escolas secundárias, oferece os designados cursos gerais/científico-humanísticos que têm como principal finalidade preparar os alunos para a continuação dos estudos no ensino superior. Procuram dar uma preparação sólida em determinadas disciplinas, específicas de cada curso, que permitam uma boa base de conhecimentos para depois continuar a aprofundar e a investigar no ensino superior.
 
São quatro os cursos científico-humanísticos:
 
  • Ciências e Tecnologias
 
Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginadas.
 
  • Ciências Socioeconómicas
 
Este curso permite compreender conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.
 
  • Línguas e Humanidades
 
Este curso permite aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, politicas, culturais e ambientais; adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da comunidade; comunicar em diferentes línguas e estabelecer relações interpessoais.
  • Artes Visuais
 
Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência critica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece ainda a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo assim para o desenvolvimento da atividade criativa.
 
 
 
 
ENSINO PROFISSIONAL
 
Para ingressares no ensino profissional é necessário concluir o 9º ano de escolaridade e destinam-se a quem pretende prosseguir uma formação predominantemente orientada para inserção no mundo do trabalho, embora seja possível prosseguir estudos. Estes cursos tem a duração de 3 anos.
 
Implicam:
  • Formação em Contexto de Trabalho
  • Prova de Aptidão Profissional
 
Conferem:
  • Certificado de qualificação profissional de Nível 3 (técnico intermédio)
  • Diploma de conclusão do ensino secundário (permite acesso a CETse ensino superior)
 
Aqui está uma boa opção para os alunos que pretendam uma qualificação profissional de nível intermédio (nível III) qualificação que poderá evoluir, posteriormente, para uma especialização tecnológica após o 12º ano e mesmo ser continuada no ensino superior.
 
 
 
 
ENSINO ARTISTICO ESPECIALIZADO
 
Existem algumas escolas de ensino artístico especializado que oferecem cursos artísticos quer para prosseguimento de estudos, quer para ingresso no mundo do trabalho. No caso das artes plásticas (desenho, pintura, decoração) existe a Escola Soares dos Reis, no Porto e a Escola António Arroio em Lisboa; no caso da Música e da Dança existem os Conservatórios, Escolas e Academias de Música e Dança e algumas escolas profissionais. Jovens com comprovadas aptidões ou talentos para estas áreas podem e devem candidatar-se a estes cursos. Lembramos que as aptidões para a música e a dança devem ser desenvolvidas desde tenra idade.
Normalmente os interesses por estas áreas revelam-se desde cedo. O importante é começar desde cedo a desenvolver as aptidões para estas áreas!
 
Implicam
  • Formação em Contexto de Trabalho
  • Prova de Aptidão Profissional
 
Conferem
  • Certificado de qualificação profissional de Nível 3 (técnico intermédio)
  • Diploma de conclusão do ensino secundário (permite acesso a CETse ensino superior)
 
 
 
 
 
 
informação
Convocatória

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Consulte aqui a Lei 51/2012 de 5 setembro

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