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INSTITUIÇÃO
O Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional desenvolve o seu trabalho em articulação com as restantes estruturas educativas, procurando promover condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, o seu desenvolvimento sócio-emocional integral, tendo em conta as características e a necessidade da Escola Secundária de Barcelos e da sua comunidade educativa.
 
Assim, as atribuições genéricas do Serviço de Psicologia e Orientação desenvolvem-se em três domínios:
 
1) Apoio Psicopedagógico, que consiste no apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, no sentido de promover o sucesso escolar, a igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas às características e necessidades sócio-psico-educativas
Assim, as atividades desenvolvidas são dirigidas a alunos que apresentam problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, dificuldades de aprendizagem e de realização escolar, dificuldades de relacionamento interpessoal/emocional e problemas de comportamento.
 
Neste domínio são desenvolvidas as seguintes atividades:
        Consulta psicológica individual que visa apoiar os alunos nos processos de aprendizagem e de integração na comunidade;
        Participação na definição e concretização de medidas de apoio educativo para alunos ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de janeiro;
        Consulta psicológica em grupo que visa a dinamização de programas, por exemplo, no domínio das competências de estudo, de gestão pessoal da carreira;
        Elaboração de pareceres no âmbito de avaliações extraordinárias.
 
 
2) Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa através da colaboração, do trabalho em equipa e na definição de estratégias de intervenção, na sua área de especialidade, com outros serviços/projetos e atividades da comunidade escolar, por exemplo com os Órgãos de Gestão, com os Docentes de Apoio Educativo e com os demais profissionais de educação da escola; bem como a articulação de ações com outros serviços especializados inseridos na comunidade envolvente.
 
Neste sentido, as atividades desenvolvidas são:
        Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa, junto dos Pais/Encarregados de Educação; Professores, Conselhos de Turma, Associações de Pais e alunos.
        Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade, nomeadamente articulação com: escolas secundárias e profissionais da área envolvente; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Segurança Social; Centros de Saúde e outros, com vista a uma intervenção coordenada de vários serviços na resolução cooperativa de problemas e encaminhamento de alunos cujas problemáticas ultrapassem o âmbito de intervenção deste serviço.
        Colaboração com projetos em desenvolvimento na comunidade educativa, nomeadamente na área da saúde e do combate ao abandono escolar, absentismo escolar e outros aspetos que comprometam a não conclusão da escolaridade obrigatória.
 
 
3) A Orientação Escolar e Profissional tem como principais objetivos apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses, capacidades e ao nível da informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões pela elaboração e implementação de um conjunto de ações de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projeto de vida, principalmente, dos alunos do 9º e 12º anos de escolaridade (em anos terminais de ciclo/ensino), bem como promovendo a articulação da escola com o mundo das profissões e do trabalho).
 
As atividades desenvolvidas neste domínio são:
        Desenvolvimento/aplicação de programas de desenvolvimento e orientação vocacional em pequeno grupo, dirigidos a alunos do 9º ano de escolaridade;
        Sessões de (in)formação acerca da oferta educativa/formativa pós 9º ano;
        Articulação com pais e encarregados de educação, no que respeita à problemática de (in)decisão relativa à escolha das opções escolares e/ou profissionais;
       Apoio às matrículas no ingresso ao Ensino Secundário.
 
 
 
 
 
 
informação
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